Hercílio Maes, médium de Ramatís, nasceu e viveu em Curitiba, Paraná, por 80 anos (1913 – 1993). Completou três anos do curso de Medicina, que interrompeu por razões de saúde vindo a formar-se posteriormente em Direito, profissão que exerceu paralelamente à de Contador.
Aos 30 anos, após ver aflorar sua mediunidade, teve contato com Ramatís, com o qual possuía laços espirituais de remotas eras. Ciente do compromisso de trabalho assumido antes de seu reencarne, passou a psicografar através da mediunidade intuitiva a série de obras de Ramatís, que abrange temas inéditos e despertadores, de fácil receptividade ao leitor por apresentar, de maneira acessível, o conhecimento iniciático milenar.
Universalista e estudioso das mais diversas correntes espiritualistas, Hercílio Maes foi maçom, rosa-cruz e teosofista. Paralelamente à tarefa de psicografia, foi médium receitista de rara eficiência. Através da Radiestesia, em que era perito, atendia com o receituário homeopático gratuito centenas de enfermos por semana em um pequeno centro espírita de Curitiba. Só aceitava, via de regra, pacientes desenganados da Medicina; os mais necessitados saíam com a própria medicação fornecida por ele.