Artigos A Vida de Hercílio Maes

a vida de hercílio maes
comentários de Edelso da Silva Junior


 

Hercilio Maes foi uma das figuras mais polêmicas dentro do Movimento Espírita brasileiro.
Médium do Espírito Ramatís, Hercílio Maes acabou sendo massacrado por alguns "doutores" em Espiritismo, que fizeram do Movimento Espírita arena para suas lutas intelectuais, recheadas de vaidades e pretensões filosóficas.
Este é um capítulo muito desagradável em nosso movimento, dentre tantos outros, mas que ficou conhecido por receber alimento de muitas instituições espíritas espalhadas pelo nosso país.
A chegada de Ramatis em nosso meio foi, sem dúvida, um grande desafio para as mentes mais estratificadas, mais ortodoxas, que não viam nada além da codificação kardequiana que pudesse colaborar com a espiritualização da humanidade.
Superando todas as adversidades, Hercílio Maes conseguiu dar conta da programação espiritual a qual foi submetido nesta presente reencarnação e psicografou as obras de Ramatís e ajudou muitas pessoas que o procuravam para receitas homeopáticas.
Somente uma alma desprendida de valores materiais como Hercílio Maes poderia manter-se "em pé e à ordem" diante das criticas de alguns confrades do Movimento Espirita que não souberam e ainda não sabem usar de caridade quando querem criticar uma obra ou algum confrade que esteja realizando alguma tarefa no campo da espiritualidade.
Não foi por acaso que Edgard Armond sentiu-se ligado a estas duas figuras emblemáticas do Movimento Espírita brasileiro.
Quem quiser saber mais sobre a vida deste homem que dedicou sua última existência terrestre ao bem, ao próximo, à espiritualidade Superior consulte o livro "Simplesmente Hercílio", editora do Conhecimento, de autoria de Mauro Maes, filho do biografado.
É um livro gostoso de ler e com pitadas de muito bom humor, caracterizando a personalidade alegre e descontraida, sem ser leviana, de Hercílio.
Boa leitura!