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Jesus e seus precursores
PERGUNTA: — Tendes afirmado que o Cristianismo é a Religião Universal; e Jesus
o seu fundador insuperável. No entanto, muitos espiritualistas estudiosos e simpáticos à
filosofia oriental afirmam que o Budismo é um movimento superior. Que dizeis?
RAMATÍS: — Sabe-se que os homens e suas religiões evoluem de modo paralelo.
Conforme o povo se faz cada vez mais civilizado, a sua religião também progride tanto em
seus aspectos quanto na sua prática. À medida que a humanidade assimila e cultua ideais
mais elevados, esforçando-se para uma realização moral mais sadia, também o seu culto
e o seu entendimento da Divindade manifestam-se sob melhor compreensão e bom-
senso. Assim, enquanto as religiões primitivas condizem com os povos atrasados, o
homem civilizado do século XX requer uma doutrina religiosa compatível com o progresso
atual.
Os estudiosos ateístas acham que a religião nunca teve uma origem além do
entendimento e dos costumes do próprio homem; mas o homem não é exclusivamente
um organismo carnal, porém, um espírito atuando do mundo oculto na composição
provisória desse corpo denso. Em conseqüência, o sentimento religioso é inato no
homem e o precede mesmo na sua adaptação ao mundo material, como o provam os
selvagens na sua busca de Deus, adorando o vento, o sol e outros fenômenos da
natureza. O homem civilizado e inteligente difere nessa mesma procura deísta, porque a
sua devoção sublima-se em aspectos mais delicados, como a Luz, Energia, Divindade
ou Absoluto.
Eis por que ainda há lugar para qualquer espécie de religião e doutrina religiosa no
vosso mundo, uma vez que existem na humanidade tipos adequados aos mais exóticos e
excêntricos movimentos de “procura” e “relação” com o mundo oculto. No seio do
Catolicismo, do Protestantismo e mesmo do Espiritismo, nascem movimentos doutrinários
à parte,
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como verrugas situadas no corpo da doutrina principal. Ante a psicologia e o
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Da Religião Católica Romana, primitiva, surgiram a Igreja Católica Brasileira, a Ortodoxa e o Protestantismo;
deste, surgiram seitas como os Luteranos, os Mormons, Adventistas, Presbiterianos, Batistas, Congregacionistas,
Assembléia de Deus, Testemunhas de Jeová, Ciência Cristã, Metodistas e outras. Mesmo na área espiritista há os
kardecistas, redentoristas, ecléticos, mediunistas, neo-espíritas; e a própria Teosofia e a Rosa-Cruz cindiram-se em
outros movimentos separados.
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